quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O que tem na cabeceira?

O DOM - NIKITA LAWANI




Se recomendo a leitura? Mais do que recomendada! O livro está se mostrando ótimo (não sei, mas acho que tenho grande sorte em encontrar livros bons e pelos melhores preços), não estou lendo assiduamente como sempre faço, mas é por falta de tempo mesmo. O livro tem todo o charme e mistério que um romance indiano poderia apresentar. Nos remete a viver a história realmente, é fantástico! Só uma coisa, pessoas, leiam que o livro é super bom!

Sobre a autora:

Nikita Lawani nasceu no Rajastão, Índia, e foi criada em Cardiff, no País de Gales. Hoje ela vive em Londres. O dom é seu primeiro romance e foi indicado ao Man Booker Prize de melhor ficção em 2007 (moça talentosa, essa, viu).

Sobre o livro:

Rumika Vasi é uma menina com um talento fora do comum para a matemática. Filha de indianos, nascida na Inglaterra, ela é apontada como superdotada desde os primeiros anos escolares (eu sei como é isso, e olhe que sou péssima em matemática), e segue uma rotina rígida de estudos, ditada pelo pai, Mahesh - tudo para se preparar para a prova mais importante de sua vida, que a levará direto à universidade, com apenas catorze anos de idade (eu entrei com 15 :)).
No decorrer da história, Rumi, apesar de cumprir o destino que lhe fora traçad, começa a se debater contra a vida que leva, ao se ver rejeitada por seus colegas de classe, ignorada por todos e incompreendida pelos próprios pais, sentindo uma solidão profunda e absoluta, incapaz de entender seus sentimentos.
O que vive é mais do que apenas um conflito de gerações. Rumi não consegue compreender por que seus pais querem a todo custo "conquistar" o país que os recebeu com uma filha prodígio e bem-sucedida, mantendo as tradições hinduístas mais conservadoras, indiferentes à sua extraordinária capacidade intelectual, indiferentes aos seus desejos e anseios.
A entrada na universidade marca o início de alguma liberdade para a menina. Aos poucos Rumika vai experimentando, de forma fugidia, a descoberta dos sentimentos. Aos poucos, vai percebendo o que a vida pode vir a ser. E aí, mesmo com toda a sua genialidade, ela não está nem um pouco preparada para isso.

Autora: Nikita Lawani
Editora: Nova Fronteira
Valor: R$ 9,99 nas bancas (eu falei que eu consigo os melhores preços) e R$ 34, 99 nas livrarias.




sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Um presente pra mais tarde

Hoje, cheguei em casa (cansada demais, aliás, por causa da matrícula da faculdade) e minha irmã me abordou na porta do meu quarto (como se o mundo estivesse acabando ) dizendo que tinha chegado um pacote enorme endereçado a mim. Nem imaginava o que era (pelo menos, do jeito que ela falou, parecia mais que tinham me mandado uma bomba), mas quando abri, adivinhem? O pacote estava repleto de livros. Quase caio pra trás quando vi. Foram tantos livros de uma vez só que fiquei meio doida na hora e só depois minha ficha caiu. A nossa fada madrinha dessa vez foi a editora V&R. Ô povo simpático, viu. Como o Gato Comeu e a V&R entraram em parceria, recebi um email da editora me perguntando quais livros combinavam mais com vocês, leitores. Eu mandei uma listinha super simples das prováveis coisas que eu sabia que vocês gostariam (viu como é importante responder minhas perguntinhas no post do sorteio?), pensando eu que nós ganharíamos um exemplarzinho solitário, assim, sabe. Mas não, nós ganhamos tudo, gente. E adivinhem? São todos de vocês. É! Depois de convencer minha irmã de que ela não poderia ficar com nenhum, decidi: Todos os livros irão à sorteio, um em cada semana. E esqueci de dizer que a Leila Rego, autora do livro 'Pobre não tem sorte' também entrou em parceria conosco aqui do blog e adivinhem o que vocês ganharam dela? Um exemplar do livro, né gente! Ah, mas babem, porque ela enviou um exclusivo pra mim, viu. Aliás, o livro é maravilhoso, principalmente pra nós mulheres interioranas preocupadas como o P.O.V.O (Pessoas Ocupadas com a Vida dos Outros), como a própria autora cita.
Sem falar que temos outras surpresinhas pela frente, inclusive da Editora Planeta.
Tô tão feliz com o sucesso do blog. Beijo em vocês, pessoas. Até mais!

SM.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Jogo do eu + Sorteio

Gente, há algumas semanas eu entrei em parceria com o Rubens Dultra e Silva autor do livro 'O Jogo do Eu'. Ele é super simpático e nos cedeu um exemplar de seu livro para sorteio. Faz umas duas semanas que recebi o livro, mas eu estava na dúvida de quando eu deveria sortear para vocês (e também por vontade de ficar com ele :D). Achei ele super lindo, o tamanho é inovador e o conteúdo também. Mas como vocês se comportaram bem, o sorteio será realizado, com exclusividade para os leitores daqui do Gato Comeu.



O Jogo do Eu é um livro interativo, único no gênero, que vai lhe propôr um jogo de autoconhecimento onde o seu maior adversário é você mesmo. Para chegar ao final você vai precisar transformar este adversário em um aliado.
O livro é composto de um baralho com 60 cartas, cada uma propondo um exercício, tarefa ou reflexão.

Fora isso, gente, o livro tem um site só dele, explicando as regras e coisa e tal: http://www.jogodoeu.com.br/




As regrinhas básicas:

1° - Ser seguidor do blog. Quem ainda não é, clica na janelinha 'Seguir' ali do lado.
2° - Deixar um comentário respondendo a pergunta: Como você se define quanto à sua personalidade?
3° - Preencher o formulário do Google Doc's, clicando aqui ó.
4° - Quem divulgar tem direito a preencher o formulário mais uma vez.
5° - Os participantes devem morar no Brasil porque o envio será por minha conta. Se não residir no Brasil e quiser participar, deve arcar com o valor do frete.
6° - O sorteio será dia 06 de março, vou enviar um email para o ganhador e ele terá 2 dias para responder, ou será sorteado novamente.

Pronto, que começe o Jogo!

P.S: O sorteio do livro O Massacre da Máfia no Amazonas ainda tá rolando aqui no blog, participem também.




Quarta-feira de Cinzas e tá tudo acabado...

Bem, gente, depois do meu feriado super prolongado (desde quinta tô off), tô de volta ao ar. \õ/
Tava morrendo de vontade de postar as novidades que entraram em cena nesse meio tempo, mas eu não tava com acesso à internet onde eu estava hospedada (TÉDIO!).
Mas vamos lá... Tô super feliz porque passei pro curso de direito :D

'Felicidade, passei no vestibular. Mas a faculdade, ela é particular...'

É verdade, gente, mas eu ganhei uma bolsa, viu. Por isso que eu amo esse governo. Consegui essa bolsa pelo ProUni, programa do Governo Federal.
Devo dizer também que recebi outra bolsa do governo semana passada, passei pra Telemática através do SISU, mas como o curso era à noite eu achei melhor optar por outra coisa.
Agora tô indecisa entre Direito e Jornalismo (que eu também passei), mas minha irmã me disse que não tem o que decidir, é Direito e pronto!
Me desejem sorte, pessoas! ;D

P.S: O blog também tá cheio de novidades. Nessa semana tem sorteio novo entrando no ar, não deixem de conferir.

Beijo pra todos!

SM


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Entrevista com o autor: João Cirino Gomes

O autor João Cirino nos cedeu uma entrevista exclusiva, comentando sobre seu livro, O Massacre da Máfia no Amazonas, que está sendo sorteado aqui no blog. Ele falou sobre suas inspirações e sobre como se sente sendo um escritor no Brasil de hoje. Vamos à entrevista?

Gato Comeu: Como surgiu a idéia de escrever 'O Massacre da Máfia no Amazonas'?

João Cirino: Certa vez um amigo, Luiz, leu uns rascunhos meus e me disse que tinha gostado e que eu deveria dar continuidade à estória. No momento, não levei a sério, mas continuei escrevendo. Um dia ele pediu pra rever os rascunhos e voltou pulando de alegria dizendo-me o quanto queria que a obra fosse publicada. A partir deste dia, eu escrevia algumas páginas e repassava à ele. Ele passou a me apresentar seus amigos como escritor, mesmo sem eu ter publicado livro algum. E eu de continuidade a obra, sempre contando com seu apoio e incentivo, mas antes que eu terminasse a obra, meu amigo faleceu devido à uns problemas de saúde. E eu continuei este misto de "ficção e realidade". Mas confesso que por várias vezes me peguei agindo como se o meu saudoso camarada ainda estivesse vivo. (Trecho extraído da dedicatória do autor em memória de seu amigo, Luiz Goulart).

Gato Comeu: Como é ser um escritor no Brasil nos dias de hoje?

João Cirino: No Brasil existe um emaranhado de leis de incentivo à cultura, mas os demagogos acabam usando estas leis em proveito próprio, que acabam sendo apresentadas de diferentes formas, na teoria e na prática. Como exemplo, que é vendida ao governo para ser distribuída nas escolas ou indicada a um estudante que deve comprá-la. Nesta muitos querem ganhar, para aprovarem a compra do governo, que usa nossos impostos.
E as Editoras acabam se tornando submissas, pois muitas delas para sobreviverem, precisam aceitar o jogo.
E as obras, a meu ver, devido a esta corrupção, acabam tendo altos custos, ficando em desacordo com a renda da maior parte da população. Aquele ditado de que brasileiro é inculto e não gosta de ler, é lorota.

Gato Comeu: O Sr. se sente livre para expor suas idéias?

João Cirino: Eu sou um escritor independente, não pretendo me tornar submisso e me ver na obrigação de escrever obras ignóbeis, só para agradar grego, ou troiano! Prefiro escrever para agradar e incentivar as crianças com estórias infantis, pois acredito que depois de adulto, dificilmente alguém vai adquirir o hábito da leitura.

Gato Comeu: Qual a reação das pessoas que já leram este seu livro?

João Cirino: Quanto aos comentários, prefiro avaliar com calma: em determinados momentos sou ingênuo, e em outros, desconfiado! Mas tenho recebido elogios que me deixam encabulado! As críticas construtivas, acatei com prazer. Hoje perdi a mania de consultar meus amigos para pedir sugestões, mas se alguém tiver alguma crítica, será bem vinda! As críticas e opiniões me ensinaram muito. Mas como saber não ocupa espaço, é sempre bom aprender mais.

Gato Comeu: A quem pode ser recomendada a leitura deste livro?

João Cirino: Como qualquer naturalista e defensor da natureza, tenho por hábito criticar as injustiças sociais. Procuro me expressar com objetividade e simplicidade, justamente para que desde os netinhos até a vovozinha, ou o leitor de qualquer nível cultural possa absorver e apreciar a obra, tirando proveito das informações nela contida.


Para adquirir a Obra O Massacre da Máfia no Amazonas, entre em contato direto com o autor: janciron@hotmail.com e receba sua obra autografada!

VALOR DA OBRA JÁ incluindo DESPESAS DO CORREIO: (R$ 25,00 deposito na conta poupança) UNIBANCO AGENCIA 0665 conta 1089077

após fazer o deposito Entre em contato com o autor através do e-mail

Conhecendo Sylvia Plath

Conheci-a por meio de uma revista que comentava sobre suicídios. Essa, com certeza, não foi a melhor forma de se descobrir alguém, fato que não me pôs muito curiosa sobre sua obra. Certo dia, voltei a encontrá-la no livro que estou lendo (Medo de Voar - Erica Jong, já comentado no blog). Então, decidi pesquisar sobre sua vida e acabei descobrindo uma mulher fantástica, jovem, com uma brilhante genialidade para a poesia e para o romance, mas com grandes dilemas.

Como é frágil o coração humano —
espelhado poço de pensamentos.
Tão profundo e trêmulo instrumento
de vidro, que canta
ou chora.


Silvya nasceu em 1932 em Boston, EUA. Começou a escrever suas poesias aos 8 anos de idade. No verão após seu terceiro ano na faculdade, Sylvia recebeu a posição de editora na revista "Mademoiselle", NY. A experiência não foi o que Plath esperava. Durante seu primeiro ano em Smith College, Sylvia tenta suicídio com uma overdose de narcóticos. Ela recuperou-se de seu estado, formando-se em 1955. Conheceu Ted Hughes e casaram-se no mesmo ano. Quando descobrem que Plath estava grávida, o casal se muda para a Inglaterra. É publicada a primeira coletânea de poemas chamada 'The Colossus'. Em 1961, Plath sofre um aborto, o que atrapalha o casamento, resultando em uma separação, em 1962. Sylvia então se muda para Londres com seus dois filhos, ali escreve 'A Redoma de Vidro' (livro que está entre minha lista de 100 melhores), seu único romance. Em fevereiro de 1963, Plath se suicida tomando uma grande quantidade de narcóticos e deitando sua cabeça no forno, com o gás ligado.


Canção de Amor da Jovem Louca

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro

Ergo as pálpebras e tudo volta a renascer

(Acho que te criei no interior da minha mente)


Saem valsando as estrelas, vermelhas e azuis,
Entra a galope a arbitrária escuridão:
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro.


Enfeitiçaste-me, em sonhos, para a cama,
Cantaste-me para a loucura; beijaste-me para a insanidade.

(Acho que te criei no interior de minha mente)


Tomba Deus das alturas; abranda-se o fogo do inferno:

Retiram-se os serafins e os homens de Satã:

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro.


Imaginei que voltarias como prometeste
Envelheço, porém, e esqueço-me do teu nome.

(Acho que te criei no interior de minha mente)


Deveria, em teu lugar, ter amado um falcão

Pelo menos, com a primavera, retornam com estrondo

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro:

(Acho que te criei no interior de minha mente.)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Garimpando Filmes: Shakespeare Apaixonado

Lá estava eu apertando descontroladamente o botão de troca de canais e acabei achando essa relíquia sendo exibida. Gente, o filme é muito bom, é tão... romântico. Eu já havia assistido uma vez, mas (como em quase todos os filmes) perdi o início. Daí decidi assistir novamente. O filme é muito encantador, quem já assistiu com certeza deve assistir novamente, e quem não assistiu não sabe o que tá perdendo. E aqui pra nós, Joseph Fiennes é o máximo. E só pra vocês que não assistiram irem correndo à locadora mais próxima alugá-lo, tem sinopse aqui, afinal, o Gato Comeu também é cultura, olha aí:




A trama é ambientada em 1593. É verão e o jovem astro do teatro Londrino, Will Shakespeare, sofre a pior punição possível a um artista: um bloqueio criativo. Não importa o quanto tente - apesar da pressão dos patrocinadores e dos donos do teatro - ele simplesmente não consegue trabalhar em sua mais recente peça, "Romeo and Ethel, the Pirate’s Daughter". Como os trovadores, Will sentia falta de uma musa. Foi quando Lady Viola entrou em sua vida. Muito à frente de seu tempo, Viola quer ser atriz. As mulheres, no final do século XVI simplesmente não faziam isso. Qualquer coisa mais do que casar e ter filhos era considerada uma ousadia sem limites. Atuar numa peça de teatro, então, era considerado uma verdadeira depravação. Para conseguir realizar seu sonho, Viola disfarça-se de homem para fazer um teste na peça de Will. Mas o disfarce vai caindo à medida que a paixão começa. E a pena de Will começa a fluir novamente, dessa vez, transformando o amor em palavras, com Viola tornando-se sua Julieta na vida real. A criação de Romeu viria logo depois. Mas a felicidade dos dois é ameaçada por mais um costume da época: os casamentos arranjados. Viola é forçada a se casar o insuportável Conde de Wessex e a ação continua. Numa confusão de troca de identidades, recados truncados e desejos proibidos, Will Shakespeare busca uma solução não apenas para sua peça, mas para sua própria paixão.




Shakesp
eare Apaixonado

Gênero: Comédia Romântica

Origem/Ano: EUA/1998

Duração: 123 min

Direção: John Madden


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Descobrindo Novos Autores + Surpresa \õ/


Minha descoberta: João Cirino Gomes (Janciron)

Nascido em Campinas SP.
Desde a infância tomou gosto pela palavra escrita. Passava o tempo entre leitura e quebra galhos... Devido ao espírito irrequieto, teve as mais diferentes ocupações: Foi operário, garimpeiro, vendedor, policial e atualmente empresário. No cargo de vendedor, teve a oportunidade de conhecer vários países da América Latina.

Obras publicadas:
O Massacre da Máfia no Amazonas
Floresta Encantada (P/ crianças)
Corinthians e suas raízes


E a Surpresa é.... tchan, tchan, tchan, tchan... SORTEIO! Êêêêêê... \õ/
O João foi super simpático com a gente daqui do Gato Comeu e acabou cedendo um exemplar de uma de suas publicações, O Massacre da Máfia no Amazonas, autografado. O livro é super legal gente, dá só uma olhada no resumo:

O Massacre Da Máfia No Amazonas

Uma época conturbada. Alguns mafiosos fizeram sociedade em um valioso contrabando. O avião que fazia o transporte cai com a carga na selva do Amazonas. Um dos sócios guarda os documentos e os mapas referentes á sua localização. Para vingar-se de maus tratos, seu segurança apropria-se desses documentos e foge. Em seguida convida alguns amigos para tentarem localizar a aeronave. E a máfia revoltada os persegue implacavelmente pela selva. Tornando vitimas a natureza e os menos favorecidos.




E lá vem as regrinhas básicas do sorteio:

#1: Ser seguidor do blog, né gente boa, afinal o Gato Comeu tá precisando de uma forcinha. Quem não for seguidor, clica na caixinha ali do lado pra seguir.

#2: Deixar um comentário enumerado nesse post respondendo a pergunta: O que você gostaria de ver aqui no Gato Comeu? Junto com NOME DE SEGUIDORA, EMAIL E CIDADE.
Ex.: 001 - Salomé, gostaria de ver (...), email@email.com Casa de Mãe Joana - LA

#3: O sorteio só vale pro Brasil, quem não for daqui deve arcar com as despesas do frete.

#4: Quem divulgar o sorteio tem direito a mais um comentário, junto com o link de divulgação.

#5: O sorteio será realizado dia 01 de março de 2010 e o ganhador ou ganhadora terá dois dias para responder meu email informando seus dados ou será realizado outro sorteio.

P.S: Qualquer outro comentário que não seja relacionado ao sorteio e que não siga as regras acima deve ser feito em outro post.

Podem começar a comentar, cruzar os dedinhos e torcer pra ganhar porque o prêmio é ótimo!
Obrigado João!!!



Quem quiser entrar em contato com o autor ou adquirir alguma outra obra é só mandar um email para janciron@hotmail.com, e solicitar informações.