terça-feira, 27 de julho de 2010

Sessão Nostalgia: O Mundo de Beakman

O Sessão Nostalgia de hoje vai embarcar no mundo de mistérios científicos... O Mundo de Beakman!!! \õ/
Pra quem não lembra, O Mundo de Beakman foi um programa de TV transmitido no Brasil pela TV Cultura lá pelos anos de 1995 até 2002, adorado pelo público infantil (principalmente por crianças com um passado tão nerd quanto o meu).
Beakman (o carinha de verde) é um professor que ensinava as telespectadores a reproduzir experiencias científicas em casa (acreditem, era bem legal). Fazia isso com ajuda de seu rato de laboratório Lester (o idiota vestido de rato) e assistentes como Liza, Josie e Phoebe (aliás, não lembro mais o nome dessa da foto, pois ao longo da série as garotas iam mudando).
Não sei vocês, mas a parte do programa que mais me divertia era a dos pinguins Don e Herb, que faziam comentários no início e final do episódio.

Taí a dica pra quem deseja ensinar as crianças mais do que essas besteiras que passam na televisão brasileira de hoje em dia. 
SM


Conhecendo Paulo Coelho

Olá pessoas, o autor mencionado no post dessa vez será um super alvo de críticas: Paulo Coelho. Todo mundo já conhece ou, ao menos, ouviu falar sobre ele (coisas ruins, na maioria das vezes). Vou falar uma coisa bem séria agora e não é papo de fã obcecada (aliás, não sou fã de nem um autor em particular), mas de leitora assídua. Paulo Coelho e suas obras merecem (sim!) o título de 'literatura', pois, sinceramente, pessoas... já me deparei com tantos livros por aí de autores aclamados pela sociedade brasileira e que nem sequer tem a habilidade de envolver o leitor em suas histórias. Acredito que é isso que todo leitor deseja, participar da história, mesmo que de modo informal, mesmo como observador, e acreditem, Paulo Coelho é extremamente capaz de nos fornecer isso. Aliás, ele tem todas as qualidades que um autor necessita para ser bom (sob meu olhar crítico): ele tem imaginação, escreve clara e objetivamente e consegue manter o leitor atento até o fim. Já li todas as suas obras e até hoje não consigo achar nenhuma a qual possa dizer: - Nessa tu foi mal, hein, cara?
Então fica a minha dica de autor da semana (e por favor, não critiquem o que não conhecem)...

PAULO COELHO nasceu em 1947, no Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista. Escreveu músicas para cantores como Elis Regina e Rita Lee (sem mencionar Raul Seixas). Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc. Seu primeiro livro data de 1982, Arquivos do inferno, sem qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo. Em 1986, Paulo fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O Diário de um Mago. No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista (livro brasileiro mais vendido de todos os tempos), além de tantas outras obras. Vendeu um total de 135 milhões de exemplares. É mensageiro da paz na ONU, membro da Academia Brasileira de Letras ,  entre muitas outras coisas.
Mais coisinhas sobre o autor podem ser conferidas em seu site: http://www.paulocoelho.com.br/index.html.

Que tal ter na estante?
SM

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que tem na cabeceira?

O livro em minha cabeceira essa semana é CONFISSÕES, de Santo Agostinho. Tá, como eu sempre informo isso, ele está em uma de minhas listas, ok?! 
Ainda não comecei a ler assiduamente, então, não posso dar uma opinião concreta sobre o que eu estou achando do livro, mas vou dar uma resenha dele, só pra vocês curtirem.
Santo Agostinho escreveu mais de uma obra-prima; um de seus livros mais conhecidos é Confissões (Confessiones), sua biografia, divulgada por volta do ano 400 de nossa era. É uma das mais belas e intrigantes obras dele e envolve filosofia, razão e religião.A fé suportada pela razão é o que encontramos neste livro. O confronto entre a razão e a fé, onde uma comprova a existência da outra, fundindo-se em uma só linha de pensamento. Santo Agostinho foi o primeiro filósofo a refletir sobre o sentido da história e tornou-se o arquiteto do projeto intelectual da Igreja Católica. Obra de extraordinária riqueza, antecipa o cartesianismo e a filosofia da existência e funda a filosofia da história.
Que tal, hein?

SM



Posts atrasados

Olá pessoas boas!
A postagem do blog tá atrasada (um dia), eu sei, mas dessa vez não foi minha culpa (minha tão grande culpa). Desde o início da semana eu tava tentando colocar novidades no blog, mas a internet da minha cidade não está muito adepta a me ajudar nem a realizar todos os meus desejos... Sendo assim, hoje tem coisas legais aqui, eu prometo!

SM

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Momento Cult'

O Momento Cult de hoje é sobre um filme que já assisti algumas vezes e sempre me impressiono. O Silêncio do Lago (The Vanishing ) é um filme de 1993 (ano em que nasci \õ/), do diretor George Sluizer e, ao contrário da foto, não é nenhum romance, viu gente! É SUSPENSE... 
Um casal que viaja de férias faz uma parada em um posto de gasolina onde a mulher desaparece misteriosamente. O carinha (namorado) não para de procurar por ela durante 3 anos, buscando respostas para o seu paradeiro. Só depois de todo esse tempo o carinha arranja outra namorada que o exige que pare de buscar pela ex desaparecida. Percebendo que o rapaz deixou de procurar por ela, o sequestrador entra em contato e o propõe um jogo macabro.
Pra quem gosta daqueles filmes de serial killers, O Silêncio do Lago é uma boa. Além disso é uma grande chance de ver Kiefer Sutherland (o Jack Bauer, de 24 horas) atuando e com uma vantagem: bem mais novo (mas de qualquer jeito ele é lindo demais).
O Silêncio do Lago é uma refilmagem de um clássico holandês de 1988 de mesmo nome e mesmo diretor.

O que tem na cabeceira?

O Ladrão de Raios, livro um de Percy Jackson e os Olimpianos ganhou lugar na minha cabeceira esta semana. Não, ele não está entre os livros da minha lista de melhores, porém não pude conter minha curiosidade em ler tamanha história. Já havia assistido o filme, mas, como todo mundo sabe, os filmes nunca são totalmente fiéis às obras originais. Daí, aproveitei enquanto a poeira de estréias de filmes da saga baixou para poder comprar (com isso, o preço baixou também \õ/). Aliás, as épocas de não-estréias são as melhores para poder se comprar livros, o preço deles sobe muuuito quando aparece um filme com eles relacionados (a prova disso são  os preços dos livros da saga Crepúsculo que aumentaram potencialmente nas últimas semanas). Mas vamos ao que nos interessa.
O livro foi escrito por Rick Riordan e no Brasil foi publicado pela Editora Intrínseca. 
E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? É nesse contexto que Percy Jackson se encontra.
Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno... de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos doze anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos do transtorno no déficit de atenção, da dislexia... e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a relaidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
Vários acidentes e revelações inexplicaveis afastam Percy de NY, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que evolve semi-deuses, além de seres mitológicos. O raio mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
Com a ajuda de novos amigos Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Terá que encarar o pai que o abandonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

E aí? Vão encarar?

SM