terça-feira, 22 de junho de 2010

Conhecendo Friedrich Nietzsche'


Mais uma postagem de 'Conhecendo o autor' e dessa vez se trata de Nietzsche, pessoas. Eu sei que muita gente nem consegue pronunciar o nome dele direito, mas é super fácil. É assim ó: 'NITXE'. Simples, né?
Conheci Nietzsche em uma de minhas listas de melhores livros (qualquer dia posto aqui pra vocês), pois 'Assim falava Zaratustra', obra do autor, estava entre os 100 melhores. Logo, me encantei por ele e pela forma como ele escreve e trata da humanidade. Acreditem, ele não é nenhum 'porco chovinista que amava a mãe' (teoria do meu irmão). Aliás, gostei muito mais dele depois que li sua biografia, ele amava Lou Andreas Salomé (não é uma super coincidência ela ter o mesmo nome que eu?), mas não conseguiu se casar com ela devido uma doença (sífilis).
Então, vamos a uma mini biografia?
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo alemão do século XIX. Nasceu numa família luterana, sendo destinado a ser pastor, como seu pai fora. Porém, rejeita a fé em sua adolescência e começa a estudar filologia, o que afasta ainda mais da religiosidade. Estudou Teologia evangélica e Filologia clássica na Universidade de Bonn. Se transfere para a Universidade de Leipzig e lá começa a construir as premissas de sua vocação filosófica. Se torna professor de filologia aos 25 anos. Em 1870, oferece-se como voluntário para a guerra franco-prussiana, que o choca profundamente. Em 1879, seu debilitado estado de saúde o obriga a deixar de ser professor. Em 1882, encontra Lou Andreas Salomé e a pede em casamento. Ela recusa após ter-lhe feito esperar sentimentos recíprocos. No mesmo ano começa a escrever 'Assim falava Zaratustra'. Em 1889, tem uma crise de loucura que o coloca sob a tutela da mãe e da irmã até sua morte. Sua irmã falseou seus escritos após sua morte para apoiar uma causa anti-semita. Falácia, tendo em vista a repulsa de Nietzsche ao anti-semitismo em seus escritos. Entretanto, sua irmã morre confortavelmente sob a tutela nazista. (Fonte: Wikipédia, resumo)

"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."

Nenhum comentário: