quarta-feira, 6 de julho de 2011

Resenha #4 - As Crônicas de Nárnia

Olá, pessoas boas!
Ultimamente tenho lido pouco (para o que eu costumava ler antes) e isso eu devo à redução do meu tempo vago a quase nada, o que é uma consequência (não exatamente ruim) da "vida" universitária. 
Em suma, embora tenha lido alguns poucos títulos nos últimos meses, só postarei aqui a resenha do último, qual seja, "As Crônicas de Nárnia - Vol. Único" de C. S. Lewis.
A motivação principal à minha leitura foram os filmes recém lançados da saga e a posição do livro nas listas de "melhores livros de todos os tempos".
Bem, como sabem, "As Crônicas de Nárnia" conta a história da terra de Nárnia, localizada num mundo diferente do nosso. 



LEWIS, C. S. As Crônicas de Nárnia. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

 
Livro 1 - O SOBRINHO DO MAGO:
A saga tem seu início com o primeiro livro, sob o título de "O sobrinho do Mago", que conta a história de Digory, um garoto que mora com seu tio. No desenrolar da história, Digory arranja uma amiga, Poly, e os dois descobrem que o tio do garoto é, na verdade, um mago que produziu anéis capazes de levar as pessoas a um outro mundo.Obrigados pelo homem a testar os anéis, as crianças acabam encontrando um "bosque entre mundos", que continha vários lagos (cada lago representando um mundo diferente). Assim, ao pular no primeiro lago, as crianças entram em um mundo sombrio, o mundo da Feiticeira Branca. Ao tentar sair deste mundo, as crianças acabam levando consigo a bruxa que, ao chegar na Inglaterra, põe terror na população. Devido à isso, as crianças são obrigadas a levar a bruxa de volta, porém não encontram o lago certo e acabam entrando no mundo de Nárnia, que até então não existia. Assim, assistem a criação desse mundo por Aslam, o Leão. A feiticeira consegue fugir e acaba permanecendo em Nárnia enquanto as crianças voltam pra casa.

Livro 2 - O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA ROUPA:
Foi o primeiro livro a se tornar filme (o que eu achei um erro gravíssimo, pois sem conhecer o primeiro livro o segundo se torna meio confuso). A principio deve-se compreender a história do guarda-roupa. 
Como já havia dito, a passagem pra Nárnia residia em usar anéis criados pelo tio de Digory. Porém este, ao crescer, herdou os anéis e os enterrou junto à uma semente de "maçã" (de Nárnia) que ele havia plantado em seu quintal, que cresceu e se tornou um linda árvore. No entanto, por causa de uma tempestade, a árvore caiu e com sua madeira Digory (ou professor Kirke) mandou fazer um guarda-roupa, o qual se tornou um portal para Nárnia. Assim, o segundo livro conta a história de 4 crianças (Pedro, Suzana, Lúcia e Edmundo) que, no meio da guerra, são acolhidos pelo professor Kirke em sua casa. No meio de uma brincadeira, uma das crianças acaba descobrindo o guarda-roupa e a entrada para o mundo de Nárnia, o que dá início a todas as aventuras seguintes.As crianças, ao entrarem em Nárnia, descobriram que a Feiticeira Branca (que havia permanecido lá) tomou o poder e estava cometendo barbáries com os narnianos. Assim, começaram a tentar ajudar os seus novos amigos, sem saber, no entanto, que isto fazia parte de uma profecia e que, logo, estariam ocupando os tronosd e Cair Paravel. Com a ajuda dos narnianos e de Aslam, as crianças conseguem derrotar a feiticeira e acabam reinando por muitos anos naquele mundo. Ao se aventurarem numa caçada ao veado branco, as crianças (que já não eram mais crianças) acabam encontrando a entrada do gurada-roupa e voltando à "sala vazia" no mesmo momento em que haviam saído de lá, há muitos anos narnianos atrás.

Livro 3 - O CAVALO E SEU MENINO:
Conta a história de Shasta, um menino adotado por um pescador que o maltratava e, por isso, o garoto acaba fugindo para Nárnia com um cavalo chamado Bri (um cavalo falante narniano). Durante a fuga, acaba encontrando Aravis, filha de um Tarcaã que também está fugindo (por estar prometida em casamento a um velho, contra sua vontade) com sua égua, Huin. Assim, as crianças e os cavalos acabam chegando a Calormânia onde encontram o rei Pedro e seus irmãos (que estavam lá a "negócios"). Shasta é imediatamente confundido com Corin (que havia fugido), filho do rei da Arquelêndia, e levado para os aposentos dos narnianos. Porém, Corin volta para casa e Shasta se vê obrigado a sair daquele local e fugir (para os túmulos, lugar em que tinha combinado de se encontrar com Aravis). Nesse meio tempo, Aravis descobre que os calormanos pretendem invadir a Arquelândia e, posteriormente, Nárnia e se vê obrigada a contar isso aos narnianos. Ao encontrar Shasta, ambos (e os cavalos) rumam para a Arquelândia e contam a história ao rei de lá que recebe reforços dos narnianos. Por fim, Shasta acaba descobrindo que, na verdade, é filho do rei e irmão gêmeo mais velho de Corin.
Livro 4 - O PRÍNCIPE CASPIAN:
Este é um dos únicos livros da saga que pode realmente ser resumido e o segundo a ser adaptado para o cinema. Conta a história de Caspian X, um telmarino que, após a invasão de Nárnia pelos telmarinos, se tornou príncipe. Porém, teve seu trono roubado por seu próprio tio, Miraz, e está sendo ameaçado de morte por este. Assim, pede a ajuda de Aslam, que o envia os irmãos Pevensie.
Com a ajuda destes e dos narnianos, Caspian X consegue derrotar as tropas telmarinas de seu tio e acaba tomando o poder, se tornando rei de Nárnia.

Livro 5 - A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA:
Para mim é o melhor livro de todos. Foi o terceiro à receber adaptação para o cinema. É uma "continuação" do livro 4, pois ainda se passa no reinado de Caspian X. Caspian vai em peregrinação ao encontro das Ilhas Solitárias e do país de Aslam (que está além do Fim do Mundo), em busca de sete fidalgos banidos pelo seu tio. Assim, recebe a ajuda de Edmundo, Lúcia e Eustáquio, um primo chato dos Pevensie (Pedro e Suzana não voltam a Nárnia, pois já estão grandes demais). Em cada ilha, acabam encontrando uma aventura diferente. Em uma delas, Eustáquio, por causa de sua ganância, acaba se tranformando em dragão (o que o tornou bem mais simpático). Em outra, encontram uma estrela cadente (e sua filha, que acaba casando com Caspian) que os ajuda a chegar ao país de Aslam. Ao chegarem lá, e tendo encontrado 3 dos 7 fidalgos, os Pevensie se despedem e voltam para a Inglaterra.

Livro 6 - A CADEIRA DE PRATA:
Conta a história do retorno de Eustáquio e sua amiga, Jill, à Nárnia no final do reinado de Caspian X. Aslam os envia para que ajudem na busca de Rilian, o filho desaparecido de Caspian. Assim, têm a ajuda de Brejeiro, um paulama narniano muito pessimista. Juntos conseguem descobrir que Rilian foi hipnotizado pela Feiticeira Verde (que, pelo que entendi, era uma cobra em forma de mulher) com o intuito de esta reinar sobre Nárnia. No decorrer da história, as crianças conseguem derrotar a feiticeira e quebrar o encanto do jovem que retorna a Nárnia e reina por muitos anos.

Livro 7 - A ÚLTIMA BATALHA:
O início deste livro é um tanto quanto chato. Conta a história do macaco Manhoso e do jumento Confuso que encontraram uma pele de leão boiando num rio. Manhoso teve a ideia de vestir Confuso com a pele de leão para que, assim, pudesse se passar por Aslam, e assim foi feito. Com isso, conseguiram enganar muitos narnianos e se aliar aos calormanos, o que causou grande tragédia à Nárnia. Por isso, Jill e Eustáquio retornam a Nárnia na tentativa de ajudar o verdadeiro rei. Mesmo com todos os recursos empenhados, as crianças e o rei não conseguiram fazer com que os narnianos desacreditassem no macaco e, por isso, Aslam põe um fim em Nárnia, colocando os que acreditam nele num novo mundo, muito parecido com o anterior, só que melhor. Também nesse livro há o retorno dos Pevensie à Nárnia (exceto Suzana, que não mais é "amiga de Nárnia", pois perdeu a crença no que viveu), juntamente com Digory e Poly. O final é surpreendente e triste ao mesmo tempo, com a descoberta da morte de todos os "amigos de Nárnia", inclusive os pais dos Pevensie, por causa de um acidente de trem.

Como opinião própria, posso dizer que sou adepta à concepção de que o autor se apegou, sim, ao cristianismo para produzir a história. É bem visível a comparação entre Aslam e Jesus Cristo (embora isto pareça, a princípio, uma heresia). Bem, foi Aslam quem criou o mundo (nisso há uma comparação com Deus), foi ele quem, no livro 2, se sacrificou por Edmundo (um traidor), após humilhações, e "ressuscitou" ao amanhecer. Foi ele também quem provocou o "apocalipse" (o fim de Nárnia), fazendo uma seleção dos que mereciam ir ao "paraíso" e viver eternamente ao seu lado. Fora isso, a história de Shasta é bem parecida com a de Moisés. Entre tantas outras coisas, posso mencionar um trecho do livro, no qual, ao saber que não poderiam mais voltar à Nárnia, no livro 5, Lúcia e Edmundo travam um diálogo com o Leão:
"- Nosos mundo é Nárnia - soluçou Lúcia. - Como poderemos viver sem vê-lo?
- Você há de encontrar-me, querida - disse Aslam.
- Está tambem em nosso mundo? - perguntou Edmundo.
- Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei à Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor."
Bem, contra este trecho, não há argumento que combata a semelhança entre o livro e a fé cristã e, por isso, e por também ser um conto de fadas bem trabalhado, achei FANTÁSTICO!
Taí. Obra mais que recomendada, não só pra crianças, como também para adultos (de mente aberta), merecendo mesmo estar entre as melhores de todos os tempos.

Dados do Livro:
Páginas: 751
Valor: 14,90 no Submarino, sem frete.

Nenhum comentário: