terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Garimpando Filmes: O Jardim Secreto

Olá, pessoas felizes!
:D
Decidi unir o "Garimpando Filmes" de hoje com o último livro que li para o DL 2011: O Jardim Secreto.
O livro, que se tornou filme em 1993, é um clássico da literatura infanto-juvenil. Além disso, quem nunca assistiu a esse filme repetidas vezes durante a "Sessão da tarde" ou "Cinema em casa"?
Muita gente, pelo que pude observar. O filme ainda é pouco conhecido (não entendo o motivo, mas é), portanto decidi assumir a responsabilidade de mostrá-lo aqui da melhor forma possível e, talvez assim, eu consiga despertar a curiosidade de vocês para vê-lo. \õ
Bem, o filme foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Frances Hodgson Burnett em 1911, do qual já falei aqui. Porém, houve algumas muitas mudanças no contexto. Por exemplo, no livro, os pais da menina Mary morrem de cólera, no filme a morte se dá por intermédio de um estouro de elefantes. Mas, como podem observar, as modificações são simples.
Voltando ao que nos interessa, vamos a um sinopse rápida do filme: 
Mary (Kate Maberly) é uma criança de seus 10 anos, muito chata e mimada que vive na Índia. Dada a morte de seus pais, Mary passa a morar com seu tio viúvo Archibald Craven (John Lynch), em Yorkshire, Inglaterra. 
Seu tio perdera a mulher há 10 anos e nunca conseguiu superar isso. Portanto, não conseguia conviver com as lembranças do passado e evitava permanecer por muito tempo na casa. Essa distância fez com que seu filho, Colin (Heydon Prowse), se tornasse um menino mimado, recolhido e inválido. 
A presença de Mary na casa trouxe muitas mudanças, tanto para si mesma quanto para Colin e os outros. Mary consegue descobrir a chave para um jardim trancado há muitos anos. Com a ajuda de Dickon (Andrew Knott), ela traz o jardim à vida novamente. O jardim se torna um segredo para ambos, inclusive para Colin, acreditando que aquele é um lugar mágico capaz de tranformar a vida de todos.

O filme é maravilhoso, embora seja uma produção antiga. Refilmagens já foram feitas, mas ainda prefiro o filme de 1993 (tenho uma queda por filme antigos, acho que já perceberam). Além disso, o filme é uma oportunidade de conhecer o primeiro papel do lindíssimo Andrew Knott, o Derek da série "Life on Mars", assim como ver a atuação da talentosa Maggie Smith, que veio a interpretar a professora Minerva McGonagall, na saga Harry Potter.

Beijos mágicos e bençãos plenas!

Nenhum comentário: