quarta-feira, 20 de julho de 2011

Doutrina dos Filmes Certos #1

Saudações, pessoas boas.
Como nessas férias meu tempo foi relativamente vago, consegui me dedicar aos livros e filmes que se acumulavam em minhas prateleiras. Bem, criei este post como forma de analisar a melhor característica de alguns desses filmes, cada característica sendo determinada por um tipo específico.
Vamos lá?

Tipo 1: Final Surpreendente.
Filme: A Ilha do Medo (Shutter Island)
Gênero: Suspense

Ao contrário do que o nome nos faz pensar, "A Ilha do Medo" não é um filme de terror (pelo menos eu não acho que seja). 
Com o objetivo de investigar o desaparecimento de uma "paciente", dois agentes federais, Teddy Deniels (Leo DiCaprio) e Chuck Aule (Mark Ruffalo) são chamados à uma prisão psiquiátrica (para loucos  perigosos) localizada em uma ilha, a Shutter Island Ashecliffe Hospital.
Porém, um dos agentes tem mais um motivo para estar ali: encontrar o assassino de sua mulher e de seus filhos. 
No meio da história, os agentes vão descobrindo inúmeros casos de negligência médica no tratamento dos pacientes e, aos poucos, a ilha vai se mostrando surpreendentemente misteriosa. 
Acreditem: nada do que vocês sabem ou acreditam saber no início do filme é verdade. O desfecho é incrivelmente inesperado e, com certeza, ao final você vai estar se perguntado "O que eu perdi?" e fazendo uma cara de idiota.
É uma história bem difícil de ser entendida logo de primeira. Eu, mesmo assistindo inúmeras vezes, não tenho certeza se eu entendi direito. Qualquer crítica negativa feita ao filme é qualquer coisa, menos verdade. Vale muito a pena assistir (não só porque tem Mark Ruffalo, mas porque a história é incrível)!

Tipo 2: Precisa-se de uma caixa de lenços!
Filme: A Vida Secreta das Abelhas (The Secret Life of Bees)
Gênero: Drama

Com certeza, se você se emociona facilmente (ou não) você vai chorar assistindo "A vida Secreta das Abelhas". E eu não digo isso baseada apenas em minha própria opinião, mas quase todo mundo que eu conheço que já tenha assistido esse filme precisou de um lencinho. 
A trama se passa nos EUA dos anos 60, época de grande intolerância racial como devem saber. Bem, o filme conta a história de Lily (Dakota Fanning), uma menina que perdeu a mãe bem cedo e foi criada pelo pai (Paul Bettany), um homem rude, frio e severo. Lily decide fugir de casa com o objetivo de saber mais sobre sua mãe, seguindo sua única pista pra isso: um pedaço de papel com a imagem da Virgem Maria e um endereço.
Se você está procurando um filme que vai te fazer soluçar só de ouvir falar o nome, com certeza este NÃO é o que você procura. Porém, "A Vida Secreta das Abelhas" traz muitas partes emocionantes e cheias de ideias e frases filosóficas. É uma história linda e, com toda certeza, merece ser apreciada.
"As vezes não sentir é o único meio para sobreviver".

Tipo 3: Bom do início ao fim.
Filme: Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds)
Gênero: Guerra

Depois deste filme, me tornei fã de carteirinha do diretor Quentin Tarantino. É um dos poucos filmes que posso chamar de "Obra de arte".
O filme se passa na França da 2ª Guerra Mundial, assolada por nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é encarregado de reunir uma tropa de soldados com uma única missão: exterminar os nazistas.
Pra cumprir com esse objetivo é necessária armar muitas emboscadas e utilizar de meios cruéis.
Do outro lado da história encontra-se Shosanna (Mélanie Laurent), uma moça judia que viu sua família ser morta brutalmente pelos nazistas. Ao fugir para a cidade, acaba herdando um cinema. E é através dele que ela planeja sua vingança.
Sinceramente, queria muito mesmo que toda essa história tivesse sido verdade e que o desfecho da vida real fosse tão bom quanto foi o do filme, mas infelizmente vamos nos contentar com a ficção.
O filme é ótimo e não há uma única parte que não tenha sido produzida com perfeição. É muito bom para quem gosta de filmes sobre a 2ª Guerra Mundial (assim como eu).

Tipo 4: Lindo de se ouvir!
Filme: 500 dias com ela (500 days of Summer)
Gênero: Comédia Romântica

"This is a story of boy meets girl, but you should know upfront: this is not a love story. It’s a history about love".
E é assim que começa nosso filme. Lindo, não é?
Bem, "500 days of Summer" (em inglês faz mais sentido e você saberá porquê) conta a história de Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt), um rapaz que trabalha em uma empresa que fabrica cartões comemorativos. Tom acaba conhecendo e se apaixonando por Summer (Zooey Deschanel), uma moça que começa a trabalhar junto com ele.
Porém, a recíproca não é verdadeira. Summer é uma garota independente e tem medo de compromissos. Assim, mesmo ficando com Tom, acredita que não estão namorando.
O filme retrata desde o momento em que Tom encontrou Summer até o último dia que demorou para esquecê-la (não necessariamente nessa mesma ordem), totalizando 500 dias.
Como opinião pessoal, o filme é ótimo, mas o melhor de tudo é a trilha sonora escolhida para ele. As músicas são perfeitas, com direito à Mumm-Ra e tudo mais.

Tipo 5: Melhor adaptação de livro.
Filme: O Pequeno Príncipe
Gênero: Musical

 Se o garotinho do livro encantou muita gente, com certeza esse daqui vai encantar também. Foi um dos filmes, na minha opinião, que mais seguiram o que descreve o livro.
Não é necessário eu contar a história do filme aqui, já que ela é muito bem conhecida.
O filme é de 1974 (eu adoro filmes antigos), mas, mesmo tão antigo, teve uma produção que deve ser considerada perfeita, principalmente para a época.
Embora muita gente diga que esse filme é um clássico da "Sessão da tarde", eu só tive a oportunidade de conhecê-lo comprando o DVD mesmo, o que valeu muito a pena.
RE-CO-MEN-DA-DÍS-SI-MO!
P.S.: O ator que interpreta a raposa é o mesmo que interpretou Willie Wonka na primeira versão de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", Gene Wilner.


2 comentários:

Blog Srta Independente disse...

Ola Srta,

Vim te convidar para participar do sorteio um batom lindo da Contém 1G no Blog.

Atualize o endereço do blog e aguardo sua participação.


Blog Moda = Srta Independente
Twitter - @srtindependente
E-mail - srtaindependente@gmail.com

Leila Krüger disse...

Todos esses são ingredientes para um bom livro, fora adaptação de livro. Procuro levar em conta quando escrevo.

Tô seguindo flor!

Que tal conhecer meu blog e seguir se gostar:
http://leilakruger.blogspot.com

Também te convido a conhecer o meu romance REENCONTRO, pela Novo Século Editora, e ler o primeiro capítulo:
www.leilakruger.com.br

A história de Ana Luiza, uma amante dos livros e da música: amor, amizades, perdas, dependência química, família, profissão, fé, vida...

Bom findi!
Beijos!