sábado, 4 de janeiro de 2014

Aquela vez em que eu viajei pra Gramado - 1º dia

Oi Oi Oi, pessoas!

Sempre tive, entre meus favoritos, muitos sites de viagens e quase sempre me dá vontade de contar os relatos das minhas trips no blog, embora nunca tenha tido coragem. Mas hoje é o dia, camaradas \õ/
Nas bandas de 2012 (ainda!), eu e mais quatro amigas minhas tivemos  uma vontade repentina de viajar. Repentina mesmo, daquelas tipo: "Vamos viajar?" "Bora!". No início a gente nem sequer sabia o destino, mas sabíamos que precisávamos de férias e que a gente queria mesmo era sair por aí. Escolhemos, então, conhecer Gramado, mas, no fim, a gente não queria que fosse uma daquelas viagens super programadas e organizadas por empresas de turismo, mas uma em que a gente pudesse escolher o que visitar e quando visitar.
As meninas não queriam sair de casa sem um pretexto, então calhou de haver um congresso do nosso curso justamente no nosso período de férias (no qual eu nem sequer me inscrevi ^^). Assim, a única coisa que a gente sabia é que nossa viagem deveria ser programada dentro dos dias do congresso e assim foi feito.
Compramos as passagens numa promoção relâmpago da Gol por nada mais nada menos que R$356,00, ida e volta (!!!), marcadas para a segunda semana do mês de junho. Então é isso, ficaríamos 5 dias, o congresso durava 3 dias e a gente ia se avacalhar pra visitar tudo o que a gente queria.
Pesquisando por hotéis, vimos que seria inviável pra 5 míseras estudantes pagar tão caro por 5 dias, então, num surto psicótico geral, decidimos alugar um apartamento. Encontramos ótimas opções no site Alugue Temporada, entramos em contato com a proprietária de um apê (pequeno, mas aconchegante) e ela nos alugou por todo o período pela bagatela de R$1.000,00 (gente, deu R$200,00 para cada uma pelos 5 dias, ou seja, literalmente, gastei R$556,00 para viajar, pelo menos nos gastos mais importantes).
De resto, não sabíamos de nada, não tínhamos roteiro de viagem, não sabíamos como chegar em Gramado, mas nos viramos.
No dia marcado, viajamos de João Pessoa até POA, com escala no Rio de Janeiro, saindo às 3 da matina e chegando quase às 11:00 hs em POA. Do aeroporto, pegamos um (na verdade, dois, já que éramos cinco pessoas) táxis até a rodoviária. O taxista nos cobrou quase R$60,00. Pagamos com uma dor no coração que aumentou depois que descobrimos que um ônibus que vai pra rodoviária passa bem na porta do aeroporto :'(.
Enfim, ao chegar na rodoviária, descobrimos que o ônibus pra Gramado só saía às 12:45, então deu tempo de fazer um lanche. Na rodoviária os preços são ABSURDOS!, pedi um simples hambúrguer e uma coca-cola e paguei quase R$15,00. Detalhe: lá, eles comem o hambúrguer com garfo e faca, e eu paguei um mico tentando comer aquilo com a mão (é enorme!).
No horário marcado, pegamos o busão pra Gramado. A vista das cidadezinhas pelas quais o ônibus passa é linda, mas como eu tava muito cansada, passei as 2 horas de viagem dormindo mesmo.
Ao chegar na rodoviária de Gramado, quase às 15:00hs pegamos um táxi (tem logo na esquina) e fomos pro apê que alugamos, na Rua São Pedro.

OBS: não era nessa casa do alto, era num prédio, subindo a rua :)

O apartamento era bem pequeno, mas muito arrumadinho e nos acolheu muito bem.

Essa era a vista da área de lazer do nosso prédio *--*

Como a gente tava hiper cansada, não fizemos turismo pelo resto do dia, mas visitamos uns bistrôs e pubs à noite.

Aproveitando que o frio não era tão grande pra dar um "oi" à Bohemia!

Esse bistrô aí fica logo na Praça Major Nicoletti, na Borges de Medeiros (que é a principal avenida da cidade, onde se encontra de tudo!). Embora o atendimento fosse ótimo, a cerveja fosse gelada e o bolo de chocolate fosse uma maravilha, o bistrô fecha super cedo na semana (era uma quinta-feira e a mocinha nos avisou que iria fechar às 9h00min). A solução: encontrar outro bar que fosse aberto àquela hora. O problema é que a maioria dos bares em Gramado fecham a essa hora mesmo, então ficamos na rua, rodando sem rumo e aproveitando para conhecer a cidade deserta (deserta meeeesmo, não vimos turistas naquele horário por ali).

Turistando!

Depois de andar algumas ruas, encontramos uma galeria aberta e deserta. Como a nossa curiosidade sempre fala mais alto, decidimos entrar e acabamos por descobrir que no segundo andar havia um pub aberto: o Aspen Pub!

Começamos na Bohemia e terminamos na Devassa!

O Aspen é legal, bem tranquilo e aconchegante e, o melhor, sem hora pra fechar. Como o cansaço falou mais alto (principalmente pra mim que não consegui dormir no voo e já contava mais de 24 horas acordada), decidimos, lá pelas 2 da madruga, ir pra casa dormir.

Mas não sem antes me sentir em Londres!