quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Entrevista com o autor: João Cirino Gomes

O autor João Cirino nos cedeu uma entrevista exclusiva, comentando sobre seu livro, O Massacre da Máfia no Amazonas, que está sendo sorteado aqui no blog. Ele falou sobre suas inspirações e sobre como se sente sendo um escritor no Brasil de hoje. Vamos à entrevista?

Gato Comeu: Como surgiu a idéia de escrever 'O Massacre da Máfia no Amazonas'?

João Cirino: Certa vez um amigo, Luiz, leu uns rascunhos meus e me disse que tinha gostado e que eu deveria dar continuidade à estória. No momento, não levei a sério, mas continuei escrevendo. Um dia ele pediu pra rever os rascunhos e voltou pulando de alegria dizendo-me o quanto queria que a obra fosse publicada. A partir deste dia, eu escrevia algumas páginas e repassava à ele. Ele passou a me apresentar seus amigos como escritor, mesmo sem eu ter publicado livro algum. E eu de continuidade a obra, sempre contando com seu apoio e incentivo, mas antes que eu terminasse a obra, meu amigo faleceu devido à uns problemas de saúde. E eu continuei este misto de "ficção e realidade". Mas confesso que por várias vezes me peguei agindo como se o meu saudoso camarada ainda estivesse vivo. (Trecho extraído da dedicatória do autor em memória de seu amigo, Luiz Goulart).

Gato Comeu: Como é ser um escritor no Brasil nos dias de hoje?

João Cirino: No Brasil existe um emaranhado de leis de incentivo à cultura, mas os demagogos acabam usando estas leis em proveito próprio, que acabam sendo apresentadas de diferentes formas, na teoria e na prática. Como exemplo, que é vendida ao governo para ser distribuída nas escolas ou indicada a um estudante que deve comprá-la. Nesta muitos querem ganhar, para aprovarem a compra do governo, que usa nossos impostos.
E as Editoras acabam se tornando submissas, pois muitas delas para sobreviverem, precisam aceitar o jogo.
E as obras, a meu ver, devido a esta corrupção, acabam tendo altos custos, ficando em desacordo com a renda da maior parte da população. Aquele ditado de que brasileiro é inculto e não gosta de ler, é lorota.

Gato Comeu: O Sr. se sente livre para expor suas idéias?

João Cirino: Eu sou um escritor independente, não pretendo me tornar submisso e me ver na obrigação de escrever obras ignóbeis, só para agradar grego, ou troiano! Prefiro escrever para agradar e incentivar as crianças com estórias infantis, pois acredito que depois de adulto, dificilmente alguém vai adquirir o hábito da leitura.

Gato Comeu: Qual a reação das pessoas que já leram este seu livro?

João Cirino: Quanto aos comentários, prefiro avaliar com calma: em determinados momentos sou ingênuo, e em outros, desconfiado! Mas tenho recebido elogios que me deixam encabulado! As críticas construtivas, acatei com prazer. Hoje perdi a mania de consultar meus amigos para pedir sugestões, mas se alguém tiver alguma crítica, será bem vinda! As críticas e opiniões me ensinaram muito. Mas como saber não ocupa espaço, é sempre bom aprender mais.

Gato Comeu: A quem pode ser recomendada a leitura deste livro?

João Cirino: Como qualquer naturalista e defensor da natureza, tenho por hábito criticar as injustiças sociais. Procuro me expressar com objetividade e simplicidade, justamente para que desde os netinhos até a vovozinha, ou o leitor de qualquer nível cultural possa absorver e apreciar a obra, tirando proveito das informações nela contida.


Para adquirir a Obra O Massacre da Máfia no Amazonas, entre em contato direto com o autor: janciron@hotmail.com e receba sua obra autografada!

VALOR DA OBRA JÁ incluindo DESPESAS DO CORREIO: (R$ 25,00 deposito na conta poupança) UNIBANCO AGENCIA 0665 conta 1089077

após fazer o deposito Entre em contato com o autor através do e-mail

6 comentários:

Renata Peixoto disse...

Oi Salomé
Obrigada pelo interesse numa parceria.
Olha só, estou com 3 blogs na frente do seu que vão sortear meu livro, mais um pouco pra frente vc me dá um toque de novo pra fazermos uma promoção aqui no seu.
Beijão

Salomé Margot disse...

Claro, Renata.
Não vou deixar essa oportunidade passar.
Abraços.

TEMPORARIAMENTE EM OFF!!! disse...

Oii Salomé muito obrigada pela sua partipação do sorteio no Princess Florences.
Vou te seguir também, pois aqui estou a procura de amizades legais e significativas.

Pega o selinho do blog princess florences pra você, fica bem abaixo do meu perfil, por que pra mim você é uma pétala!
Você querendo envia para 5 amigas que voce considera uma petala.

bjos e boa sorte!!

Priscilla

plooma disse...

Obrigada por participar. Beijos

Salomé Margot disse...

Muito obrigado, Priscilla.
Vou pegar o selinho sim, obrigada!
;D
Abraços

Unknown disse...

Meu nome é Paulo Mendes, sou militar do EB (Comandos) e estou a procura desse estelionatário. Se alguém souber melhores informações, por favor, me procurem: paulobranca@bol.com.br obrigado.