terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Meme Literário #4 - Personagens


Meme Literário hospedado pelo A Leitora com perguntas quinzenais sobre um assunto ligado ao mundo literárioSaiba mais sobre como funciona e como participar. 
O tema desta quinzena é sobre personagens.
#4 – Personagens
1) Com qual personagem de livro você se identifica?
2) Qual personagem de livro que leu este ano você mais gostou?
3) Você prefere os personagens maus ou os bonzinhos?

Minhas respostas
1) Com qual personagem de livro você se identifica?
Me identifiquei muito com Rumika Vasi do livro "O Dom" (Nikita Lawani), que eu já mostrei aqui. A personagem foi apontada como superdotada desde os primeiros anos escolares (assim como eu, porém tô longe de ser uma) e entrou pra faculdade aos 14 anos (eu consegui com 15), o que marcou o início de certa liberdade (pra nós duas).


2) Qual personagem de livro que leu este ano você mais gostou?
Com certeza, o Sam de "Como Viver Eternamente" (Sally Nichols), por ser esperto, engraçado, encantador e forte o bastante para tratar sua doença como um modo de viver intensamente. 

3) Você prefere os personagens maus ou os bonzinhos?
Depende do contexto, mas, na maioria das vezes, os bonzinhos são os melhores. :D

É isso aí!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O que tem na cabeceira?

Boa tarde, pessoas boas!
Finalmente pude retomar os exercícios do post "O que tem na cabeceira?", visto que terminei de ler Confissões, de Santo Agostinho (aleluia!). Pois bem, é hora de começar um livro novo e decidi optar por um que já estava me esperando desde as férias de julho: "O Quarteto de Alexandria". 
Na verdade, não é um livro só, como podem perceber pelo título, são 4: Justine, Balthazar, Mountolive (não sei porque, mas ninguém acerta esse nome) e Clea.
Publicada pela primeira vez entre 1957 e 1960 e aclamada por público e crítica, a tetralogia é considerada uma obra-prima da literatura. 
Já que tudo deve começar pelo começo, vamos à Justine.
Pelas informações da orelha (já que ainda não li e, por isso, não posso fazer a resenha), Justine, o livro que abre a série, narra, sob o ponto de vista de um jovem aspirante a escritor, os encontros e desencontros de um grupo de amigos que se conhece na cidade de Alexandria, no Egito, no período anterior à Segunda Guerra Mundial. 
O narrador se envolve com duas belas mulheres: Justine e Melissa. A lasciva Justine é casada com o milionário e excêntrico Nessim. Melissa, dançarina de cabaré, é constantemente explorada pelo amante, o velho Cohen. Da complexa relação entre essas mulheres, seus homens e o narrador, surge um trama surpreendente, carregada de erotismo (oops!) e de sutilezas, que não obedece a uma ordem cronológica. Fragmentos do presente, do futuro e do passado se unem para formar um intrincado mosaico. Mais do que cenário, a misteriosa e contraditória cidade de Alexandria é um personagem que determina o comportamento e a trajetória de seus habitantes.
Legal, né?
Tô doida pra começar, então vou lá!

Ah! comprei o Box em promoção no Hiper Bompreço de Campina Grande, por R$ 23,99 \õ

Resenha #1 - Confissões, de Santo Agostinho

Hello, pessoas felizes!
Bem, como vocês devem ter observado, sempre apresento os livros que vou ler ou estou lendo, mas nunca os resenho aqui no blog. E, como preparação ao Desafio Literário do ano que vem, vamos esquentar os dedinhos e começar a resenhar as obras.
A primeira de todas será "Confissões" de Santo Agostinho, que eu passei 300 anos pra terminar de ler.
Então, sem mais blablaba, vamos à ela:
"Será, talvez, pelo fato de nada do que existe sem Ti, que todas as coisas te contêm? E assim, se existo, que motivo pode haver para Te pedir que venhas a mim, já que não existiria se em mim não habitásses?". É assim que Santo Agostinho começa suas "confissões". A obra é um relato de sua vida, tanto íntima como social, porém vista sob o contexto religioso. 
O contar de sua história se incia sob um arrependimento: o de se determinar pelas crença aos preceitos da doutrina Maniqueísta. Boa parte desta obra consiste em pedir perdão por ter sido maniqueu e por não atender tão cedo aos pedidos de sua mãe, Mônica, para que se tornasse fiel à religião católica.
Agostinho conta também a passagem de Ambrósio, Alípio e Adeodato por sua vida,  bispo, amigo e filho, respectivamente. Ambrósio foi um dos grandes responsáveis por sua conversão ao catolicismo. Alípio, seu grande amigo, sempre o apoiou em suas decisões e se converteu junto à ele. Adeodato, seu filho, nascido em 372 e batizado juntos com ele também.
A meu ver, a obra deixou de ser tão somente uma autobiografia e se tornou uma interpretação sólida da Bíblia. A perocupação do autor em entender o que os escritos bíblicos queriam dizer para ele o levou à interpretá-los de maneira filosófica, porém de forma muito interessante, se desgrudando do que está dito e compreendendo a intenção de Deus em criar "o céu e a terra".
Na realidade, a obra nem é tão extensa, são 349 páginas. Acho entre os grandes motivos para que eu me atrasasse na leitura dela foi, primeiro, a faculdade, que não deu muito espaço para que eu me dedicasse a outra coisa, e, segundo, a repetitividade, visto que o autor, no decorrer da obra, retoma muitos fatos e conceitos que ele anteriormente já havia dito.
Como opinião pessoal, a obra é bem ligada ao que se deve ou não fazer. Ela ainda tem muito a nos ensinar, mesmo sendo antiga, porém, por esse mesmo motivo, muitas das concepções do autor se tornaram ultrapassadas e nos leva a torcer o nariz pra certas concepções.
Fora isso, tudo OK!

Valor: R$ 17,00, no sebo
Editora: Martin Claret
Número de páginas: 432

A obra está na posição 32 da lista de "100 Melhores Livros de Todos os Tempos - Lista das listas", publicada pelo site da Bula Revista, e na posição 99 da lista "110 best books: The perfect library", publicada  no site Telegraph.

P.S: As listas citadas são só 2 das várias que uso para determinar minhas aquisições literárias.



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conhecendo Sally Nicholls

Hey, guys!
É certo que nem todo mundo (nem mesmo todos os bons leitores) conhecem Sally Nicholls, o que é uma pena, na verdade, pois é uma autora maravilhosa e dotada de um incrível talento.
Conheci  suas obras através de minha mãe, que me deu um exemplar de seu livro (ótimo, aliás) de presente, o que me encantou e eu acabei emprestando a uma amiga que também adorou.
Nicholls é uma autora jovem, como podem observar. Seu primeiro livro publicado foi "Ways to live forever" (Como viver eternamente, na tradução brasileira) que conta a história de um garoto com uma espécie de leucemia e seu amigo que possui a mesma doença. 
Foi por esse livro que me encantei e, embora a história seja, vamos dizer, trágica, me fez dar grandes risadas com as peripécias dos personagens.

Uma breve biografia:
Sally Nicholls nasceu em Stockton, logo após a meia-noite, numa tempestade (legal, né? :D). Seu pai morreu quando ela tinha dois anos, e ela e seu irmão foram criados pela mãe. Ela sempre gostou de ler. Depois da escola, ela trabalhou no Japão por seis meses e viajou pela Austrália e Nova Zelândia, depois voltou e fez uma licenciatura em Filosofia e Literatura em Warwick. Em seu terceiro ano, realizando com algum pânico que agora ela tinha de ganhar a vida, ela se matriculou em um mestrado em Literatura para Jovens em Bath Spa. Foi aqui que ela escreveu seu primeiro romance, Como Viver Eternamente, que venceu o infantil da Waterstone's Book Prize de 2008. Seu segundo romance Seasons of Secrets foi publicado em 2009, e atualmente, está ocupada trabalhando em seu terceiro.

A propósito, "Seasons of Secrets" (A menina que conversava com o verão, na tradução brasileira) é o meu desejo de consumo, porém só vou realizá-lo quando o preço diminuir (hihi). Pra quem desejar conhecer mais sobre sua primeira obra ou sobre a própria autora existem dois sites:

Eu li e recomendo :D

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sessão Nostalgia: Blossom

Olá belezocas!
O "Sessão Nostalgia" de hoje vai se ater à séries de TV.
Alguém lembra desse rostinho aí?
Não, não é a Amy Farah Fowler de The Big Bang Theory (embora a atriz seja a mesma). Gente, vocês não lembram de "Blossom"? Era minha diversão quando criança, mil vezes melhor que assistir "Sessão da Tarde".
Pra quem não lembra, Blossom era uma adolescente de 15 anos muito inteligente e sarcástica.Seus pais eram separados e ela vivia com seu pai, Nick, um músico, e com seus irmãos Joey e Anthony. 
A primeira temporada da série é marcada pelos conflitos de Blossom com a chegada da adolescência. Sem poder contar com a ajuda dos homens da casa na solução de problemas tão femininos, ela busca os conselhos maternais que lhe fazem falta na simpática e experiente Agnes e na amiga Six LeMeure, uma garota que fala tão depressa que a maioria das pessoas não consegue entendê-la.
Blossom se estendeu por 5 temporadas, todas marcadas com muito humor e retratando a vida e complicações de uma adolescente em meio a uma família tão desestruturada.
Mayim Bialik, a atriz que interpretava Blossom, teve outros papéis na televisão, porém, sua carreira ficou marcada por essa série.
E aí? alguém lembrou?

domingo, 12 de dezembro de 2010

Desafio Literário 2011

Hi people!
Dessa vez decidi participar do Desafio Literário anual e espero que a faculdade deixe espaço para que eu possa cumprir com os prazos. Como meu sonho sempre foi ler ao menos 30 livros por ano,  porém o tempo (e, muitas vezes, o bolso) não permita que eu realize esse desejo, vou tentar ler nem que seja apenas 24, dois em cada mês.
Bem, seguindo o esquema do DL do próximo ano, vamos à lista:

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
Percy Jackson e os Olimpianos, O mar de monstros - Rick Riordan
O Jardim secreto - Frances Hodgson Burnett

Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
O Mago - Fernando Morais
Comer, Rezar, Amar - Elizabeth Gilbert

Março - Obras Épicas
As Vinhas da Ira - John Steinbeck
Odisséia - Homero

Abril - Ficção científica
Admirável mundo novo - Aldous Huxley
Frankenstein - Mary Shelley

Maio - Livro-reportagem
O livreiro de Cabul - Asne Seierstad
Relato de um náufrago - Gabriel García Márquez

Junho - Peças teatrais
Otelo - William Shakespeare
Rei Lear - William Shakespeare

Julho - Novos autores
O Último Baile do Império - Aline Negosseki
Um homem e seus discípulos - Cesar Romão

Agosto - Clássico da literatura brasileira
Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa
Macunaíma - Mário de Andrade

Setembro - Autores regionais
A Pena e a Lei - Ariano Suassuna
Menino de Engenho - José Lins do Rego

Outubro - Nobel de literatura
Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez
Por quem os sinos dobram - Ernest Hemingway

Novembro - Contos
Um conto de duas cidades - Charles Dickens
O Processo - Franz Kafka

Dezembro - Lançamentos do ano
A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, os livros de dezembro de 2011 será surpresa para todos.

É isso aí! Agora é só esperar 2011 começar!

Lançamento: É Possível! - Marcos Pontes



É Possível!
Este é o título do primeiro livro do professor e astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Pontes esteve a bordo do foguete Soyuz TMA-8 em 2006, quando decolou do Cazaquistão para realizar a primeira missão espacial tripulada da história do Brasil.
No livro, além de contar sua história pessoal e a conquista de seu sonho, o autor aborda temas polêmicos que se desenrolam ao longo de 17 capítulos e que estimulam o leitor a buscar a transformação de seus sonhos em realidade.
Marcos Pontes usa toda a sua experiência como engenheiro e coach de desenvolvimento pessoal para preparar e conduzir o leitor, passo a passo, desde a concepção da ideia, o planejamento e a execução das ações, até a realização do seu projeto de vida.
O Astronauta revela seus segredos de sucesso por meio de lições preciosas sobre autoconhecimento, preparação pessoal, relacionamento, liderança e desenvolvimento profissional.
O texto, de leitura fácil e agradável, é recheado de exemplos reais da trajetória de conquistas do autor.
Os próximos lançamentos do livro serão nos dias:
- 15 de dezembro, às 19h00 na Livraria Jalovi, em Bauru
- 17 de dezembro, às 18h00 na Livraria Nobel, Shopping Iguatemi, em São Carlos


Dados técnicos:

Título: É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade.
Autor: Marcos Pontes
Editora: Chris McHilliard
Valor: R$ 49,90, no site da editora

Sim, você pode realizar todos os seus sonhos!
Acredite! É Possível!



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Gastou com o quê?

Gentem, o post "Gastou com o quê?" vai servir pra que eu possa postar quais foram as minhas mais recentes aquisições literárias.
Começando hoje, posso dizer alegremente que, depois do desastre com "O guia do mochileiro das galáxias", consegui comprar um livro por um preço muito legal. Meus amigos me indicaram as lojas Americanas para que eu comprasse livros sem adição de FRETE. Desacreditei nessa conversa, mas ontem, por curiosidade, passei lá e vi muitos livros maravilhosos e, realmente, sem cobrança de frete algum. 
Acabei por comprar "O Morro dos Ventos Uivantes" de Emily Brontë por R$ 11,30. Decidi comprar pela internet mesmo, pois na loja aqui perto o valor é de R$ 19,90 (ainda tá barato, eu sei, mas eu sou mão de vaca mesmo).
Ah! antes que alguém possa dizer que só comprei o livro por causa da saga Crespúsculo, vou logo informando que eu nem sabia dessa história. Na verdade, só descobri isso porque, como podem ver, tem um selo vermelho do lado do livro que diz "O livro preferido de Bella  e Edward da série Crepúsculo". Aliás, só conheci Edward e Bella um dia desses, assistindo o filme que por acaso estava passando e que, eventualmente, achei que deixou a desejar, principalmente nos efeitos especiais.
E, como não posso dizer que não gosto de Crepúsculo, pois não li (nem pretendo) nenhum dos livros, apenas posso dizer que não são atrativos para mim.
Voltando ao assunto, me encantei com o livro há anos atrás, mas já havia esquecido dele. Ontem, por acaso, o encontrei e acabei comprando. Agora é só esperar chegar. 
Ah! quando chegar e eu conseguir ler, posto a resenha pra vocês.
Beijocas no coração.

Pode levar tudo!

Hi, readers! :D
Essa semana me senti assaltada pelas grandes "promoções" de livros na internet.
Bem, terça-feira (dia 7) eu fui informada, através de um email de um site de compras famoso, que havia uma promoção gigantesca de livros. Eu, não para menos, fiquei louca e fui direto ao site para dar uma olhadinha se tinha alguma coisa que me interessasse. Logo que abri a página, o que tinha? Um exemplar do livro "O guia do mochileiro das galáxias" (que está na minha lista de melhores) por, nada mais nada menos, que R$ 5,90, uma baita de uma promoção realmente \õ. Fiquei eufórica e logo cliquei em "Comprar".
Acontece que, como sabem, sou do interior da Paraíba, e o FRETE cobrado pelo envio do livro pra cá é um assalto gigantesco. Acreditam que me cobraram R$ 22,30 só de frete simples? E isso pra me entregarem até 9 dias.
Agora me digam se isso lá é promoção. Desisti da compra e fiquei triste (além disso, todo mundo que eu conheço já leu esse livro). Agora, tô esperando aparecer uma promoção de verdade para que eu possa adquirir um desses e riscá-lo de minha lista. Se alguém souber, por favor, me informem :D
Beijocas

Emperrou?

Ah! Pessoas, como vocês devem ter visto, não troquei mais a imagem do gadget "O que estou lendo?" e acreditem, não foi por desleixo. Acontece que ainda estou presa a esse "bendito" livro aí e não faço sequer ideia de quando vou abandoná-lo [lê-se: terminar de ler]. O livro não é uma porcaria, mas também não é uma maravilha. Não tenho explicações para isso. A linguagem não é chata, o livro não é chato (é só meio extenso), a questão é que é extremamente repetitivo e, depois dessa, acredito que não gosto de biografias. Aiai, minha primeira biografia lida e acontece um estrago desses.
Tô morrendo de vontade de terminar logo de ler, minha estante tá cheia de livros novinhos me esperando e eu aqui, me atendo a "Confissões". Nunca vi alguém ter tanta coisa pra confessar quanto Santo Agostinho... [sem mais críticas, prometo!].
Vou tentar fazer o possível pra terminar logo e repaginar o espaço em que ele se encontra agora e, inclusive, voltar a fazer o post "O que tem na cabeceira?". 
Beijocas

Meme Literário #3 - Capa de Livro


Gente, achei super interessante a proposta do blog A Leitora. A Mari, dona do blog, elaborou um Meme literário. São perguntas quinzenais super interessantes sobre o mundo literário, daí gostei muito da ideia e decidi respondê-las. Saiba mais sobre como funciona e como participar.
O tema desta quinzena é sobre capa de livro.


#3 – Capa de Livro

1) Você compra o livro pela capa?
Oh! não. Não mesmo. Antes de comprar um livro sempre leio indicações e resenhas sobre ele, não gosto de dar "dinheiro perdido" à uma coisa que "aparentemente" é boa ou bonita. Um exemplo disso é que a maioria dos meus livros tem capas super simples e, às vezes, até feias mesmo como "O Leopardo" que já mostrei aqui.
2) Você prefere capas de livros com ilustrações ou com fotos?
Não tenho muita preferência, se as ilustrações forem legais, perfeito! Se não forem, tanto faz, havendo conteúdo é o que importa.
3) Que capa de livro você acha perfeita?
Acho perfeitas as duas capas do livro A Bruxa de Portobello de Paulo Coelho.



 É isso aí, beldades. :D