Finalmente pude retomar os exercícios do post "O que tem na cabeceira?", visto que terminei de ler Confissões, de Santo Agostinho (aleluia!). Pois bem, é hora de começar um livro novo e decidi optar por um que já estava me esperando desde as férias de julho: "O Quarteto de Alexandria".
Na verdade, não é um livro só, como podem perceber pelo título, são 4: Justine, Balthazar, Mountolive (não sei porque, mas ninguém acerta esse nome) e Clea.
Publicada pela primeira vez entre 1957 e 1960 e aclamada por público e crítica, a tetralogia é considerada uma obra-prima da literatura.
Já que tudo deve começar pelo começo, vamos à Justine.
Pelas informações da orelha (já que ainda não li e, por isso, não posso fazer a resenha), Justine, o livro que abre a série, narra, sob o ponto de vista de um jovem aspirante a escritor, os encontros e desencontros de um grupo de amigos que se conhece na cidade de Alexandria, no Egito, no período anterior à Segunda Guerra Mundial.
O narrador se envolve com duas belas mulheres: Justine e Melissa. A lasciva Justine é casada com o milionário e excêntrico Nessim. Melissa, dançarina de cabaré, é constantemente explorada pelo amante, o velho Cohen. Da complexa relação entre essas mulheres, seus homens e o narrador, surge um trama surpreendente, carregada de erotismo (oops!) e de sutilezas, que não obedece a uma ordem cronológica. Fragmentos do presente, do futuro e do passado se unem para formar um intrincado mosaico. Mais do que cenário, a misteriosa e contraditória cidade de Alexandria é um personagem que determina o comportamento e a trajetória de seus habitantes.
Legal, né?
Tô doida pra começar, então vou lá!
Ah! comprei o Box em promoção no Hiper Bompreço de Campina Grande, por R$ 23,99 \õ
2 comentários:
Seu blog é de muita qualidade!!!
Tenho que ter mais tempo para ler seus textos!!!
Feliz Natal!!!
Estou te seguindo!!!
Beijão
Ah! legal. Apareça sempre aqui quando tiver tempo, ficarei honrada :D
Beeeijo
Postar um comentário