sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O que tem na cabeceira?

Boa tarde, pessoas boas!
Finalmente pude retomar os exercícios do post "O que tem na cabeceira?", visto que terminei de ler Confissões, de Santo Agostinho (aleluia!). Pois bem, é hora de começar um livro novo e decidi optar por um que já estava me esperando desde as férias de julho: "O Quarteto de Alexandria". 
Na verdade, não é um livro só, como podem perceber pelo título, são 4: Justine, Balthazar, Mountolive (não sei porque, mas ninguém acerta esse nome) e Clea.
Publicada pela primeira vez entre 1957 e 1960 e aclamada por público e crítica, a tetralogia é considerada uma obra-prima da literatura. 
Já que tudo deve começar pelo começo, vamos à Justine.
Pelas informações da orelha (já que ainda não li e, por isso, não posso fazer a resenha), Justine, o livro que abre a série, narra, sob o ponto de vista de um jovem aspirante a escritor, os encontros e desencontros de um grupo de amigos que se conhece na cidade de Alexandria, no Egito, no período anterior à Segunda Guerra Mundial. 
O narrador se envolve com duas belas mulheres: Justine e Melissa. A lasciva Justine é casada com o milionário e excêntrico Nessim. Melissa, dançarina de cabaré, é constantemente explorada pelo amante, o velho Cohen. Da complexa relação entre essas mulheres, seus homens e o narrador, surge um trama surpreendente, carregada de erotismo (oops!) e de sutilezas, que não obedece a uma ordem cronológica. Fragmentos do presente, do futuro e do passado se unem para formar um intrincado mosaico. Mais do que cenário, a misteriosa e contraditória cidade de Alexandria é um personagem que determina o comportamento e a trajetória de seus habitantes.
Legal, né?
Tô doida pra começar, então vou lá!

Ah! comprei o Box em promoção no Hiper Bompreço de Campina Grande, por R$ 23,99 \õ

2 comentários:

.●.※゚・.•°∴ .•☆☥Nath☥☆.●.※゚・.•°∴ .• disse...

Seu blog é de muita qualidade!!!
Tenho que ter mais tempo para ler seus textos!!!
Feliz Natal!!!
Estou te seguindo!!!
Beijão

Salomé Margot disse...

Ah! legal. Apareça sempre aqui quando tiver tempo, ficarei honrada :D
Beeeijo